Mato Grosso, Quinta-Feira, 16 de Maio de 2024     
Novo Portal
Livro "As Vidas do Ribeirinho", editado pela Unemat Editora foi lançado na Literamérica
Livro "As Vidas do Ribeirinho", editado pela Unemat Editora foi lançado na Literamérica
26/09/2006 15:40:11
por Coordenadoria de Comunicação Social

“As Vidas do Ribeirinho” é o título da obra do professor doutor da Unemat, Elias Januário, lançada durante a Literamérica em Cuiabá neste ano. O trabalho é fruto de dois anos de pesquisa e tem como objetivo mostrar as mudanças e a luta dos ribeirinhos em manter suas tradições vivas.

O livro levanta a preocupação das perdas das tradições do homem ribeirinho da baixada cuiabana que vem sendo levados a viver em “bolsões de cultura”, meio que aprisionados em delimitados espaços em decorrência do crescimento e transformação do mundo moderno.

O trabalho do professor leva em conta as fontes orais e escritas e reconstrói historicamente trechos da forma pela qual se processou a ocupação e ordenação da comunidade São Gonçalo, objeto de pesquisa da obra, fazendo um resgate histórico das tradições e sinaliza desdobramentos para o futuro.

“O livro tem importância na medida em que ele traz à tona aspectos relevantes das práticas sócio-culturais e econômicas dos ribeirinhos da baixada cuiabana, que ao longo dos anos vem passando por processos de transformações decorrente do mundo contemporâneo”, afirma o professor Elias Januário.

O autor lembra que a partir da obra surge a esperança para a consciência da necessidade de políticas públicas a fim de resgatar e valorizar a cultura dos ribeirinhos. O livro “As Vidas do Ribeirinho”, foi editado pela Unemat Editora.

Sobre o autor:

Elias Januário nasceu em 1967 em Minas Gerais, formou-se em História em 1995 pela Universidade Federal de Mato Grosso, concluiu o mestrado em Educação em 1997 pelo Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso, com a tese “As Vidas do Ribeirinho”, publicada agora pela Unemat Editora. Concluiu o curso de doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos em 2002, com a tese “Caminhos da Fronteira”, obra também publicada pela Unemat Editora. Atualmente é professor efetivo do Departamento de História da Unemat em Cáceres, é coordenador pedagógico do Projeto Terceiro Grau Indígena da Unemat e ainda é o diretor do Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas (ICSA) da Unemat, e foi eleito para a função de vice-reitor para um mandato de quatro anos, onde será empossado na próxima segunda-feira (02).

Lygia Lima - Assessoria Unemat.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24684 | Impressões: 141860
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada